top of page

Por que devemos proteger as serpentes?

  • Foto do escritor: Danielle Pires Machado
    Danielle Pires Machado
  • 20 de set. de 2015
  • 2 min de leitura

A grande aversão que geralmente sentimos pelas serpentes torna difícil uma apreciação desses animais como um grupo importante de vertebrados. As serpentes, assim como qualquer outro ser vivo (animal - inclusive o homem - ou vegetal), são de extrema importância para o equilíbrio do ecossistema. Todos nós fazemos parte de uma grande e complexa teia alimentar, onde a falta de um causa a superpopulação de outro, que por sua vez causa a diminuição de outra espécie, desequilibrando todo o meio-ambiente.


Na natureza, as serpentes atuam tanto como predadoras quanto como presas. Além de servir de alimento para uma gama de predadores, elas são responsáveis pelo controle populacional de animais que podem oferecer riscos sanitários ou econômicos caso tornem-se pragas (aumento descontrolado no número de indivíduos) como algumas espécies de insetos para a agricultura e de ratos para os humanos, por exemplo.














As serpentes também tem grande importância na medicina. O veneno das serpentes peçonhentas possui diversas proteínas que podem ter utilidade direta para o ser humano, como na fabricação de novos fármacos. O medicamento mais consumido no mundo para combate à hipertensão foi feito após estudos com o veneno da jararaca-comum (Bothrops jararaca). Hoje este remédio proporciona uma melhor qualidade de vida a milhões de pessoas que o utilizam, e rende bilhões de dólares ao laboratório que o produz.


Estudos com o veneno da cascavel (Crotalus durissus) levaram à criação de uma cola que substitui os pontos usados após uma cirurgia. Pesquisas com toxinas de outras serpentes vêm obtendo ótimos resultados no combate ao câncer e na criação de novos anestésicos.


Imagine quantas novas substâncias poderão ser descobertas, e quantos medicamentos poderão ser criados se tivermos a oportunidade de estudar ainda mais todas as nossas serpentes! O Brasil possui uma das maiores diversidades de serpentes do mundo, o que significa um “tesouro biológico” de valor inestimável.















Proteger as serpentes e os ambientes onde vivem, além de contribuir com a natureza pode, no futuro, ajudar a salvar nossas vidas, de um jeito ou de outro!


 
 
 

Comments


Institudo de Biociências

UNESP - Botucatu

© 2023 por Grupo Onça Pintada. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page