O que são serpentes?
- Danielle Pires Machado
- 29 de set. de 2015
- 2 min de leitura
Serpentes são animais:
Vertebrados

De corpo alongado e sem membros

O corpo é coberto por escamas

Possui uma língua bifurcada, com função de tato e olfato

Não possuem palpebras moveis

Todas as serpentes são carnívoras, elas podem comer desde lesmas e caramujos até aves e mamíferos.
Elas pertencem ao grupo dos Répteis. Por terem o corpo coberto por escamas, fazem parte do grupo (ordem) Squamata, junto com os lagartos.
Uma característica muito interessante das serpentes, é a capacidade que elas tem de abrir a mandíbula para ingerir presas muitas vezes maiores que elas. Isso acontece porque elas possuem uma dupla articulação entre o crânio e a mandíbula e um osso chamado quadrado, proporciona a eles uma abertura bucal maior que 150°. É interessante lembrar que as serpentes possuem as duas metades da mandíbula livres, sendo que ela fica presa apenas por um ligamento elástico, permitindo uma grande abertura lateral e facilitando a deglutição.

Outra característica do corpo das serpentes, é que elas não possuem o osso chamado esterno, que une as costelas nos demais vertebrados. Isso permite o aumento do diâmetro do corpo do animal. Por possuírem uma abertura da traqueia abaixo da língua, as serpentes conseguem manter a respiração enquanto engolem a presa.
As serpentes conseguem sentir as vibrações do solo através de seu esqueleto. Ao se locomoverem, as serpentes dão pequenos toques com a língua no chão para captarem pequenas partículas que, por sua vez, são colocadas em orifícios, conhecidos como órgão de Jacobson, que se localizam no céu da boca e estão ligados ao olfato. O órgão de Jacobson também é muito importante para seguir trilhas de presas e para o reconhecimento sexual.
Quanto a sua reprodução, as serpentes podem ser classificadas em vivíparas e ovíparas.
As serpentes vivíparas, são aquelas em que o filhote se desenvolve dentro do corpo da mãe.

As ovíparas são aquelas em que o filhote se desenvolve dentro de ovos, sem ligação com o corpo da mãe.

Durante a vida, esses animais trocam de pele inúmeras vezes, em um processo chamado de muda.

As serpentes também podem ser classificadas em peçonhentas e não peçonhentas, e também possuem diferentes tipos de dentição, mas estes dois tópicos serão tratados em diferentes posts a seguir. Por isso, continue ligado!

Comments