Comportamento Alimentar
- Danielle Pires Machado
- 1 de out. de 2015
- 2 min de leitura
De um modo geral, podemos dizer que o Comportamento Alimentar corresponde a todos os processos que os animais utilizam para procura e obter alimento.
E não só isso. O estudo do comportamento alimentar, leva em consideração todas as adaptações que tanto presa, quanto predador desenvolveram ao longo da evolução. Um desenvolveu seus sentidos, estrutura física e taticas para capturar seu alimento e o outro para escapar do predador.
Cada espécie possui uma maneira de caça. Alguns são predadores ativos, como os leões, por exemplo, eles vão atras de sua presa. Outros são predadores com o comportamento de "senta e espera", como o louva-deus, que espera que se camufla, se oculta no ambiente e espera o momento certo para atacar sua presa.


Alguns animais caçam em grupo, outros preferem caçar sozinhos. Cada animal possui técnicas muito variadas para obter o seu alimento.
Comer ou não comer? O que pode e não pode ser comido?
Todos os seres vivos podem servir de alimento para alguém, porém não é bem assim: várias animais são impalatáveis (= amargas), não consumíveis (= venenosas) ou o organismo não consegue digerir. Como por exemplo as borboletas Monarcas. A larva da borboleta monarca (Danaus plexippus) alimenta-se das folhas da asclepia, uma planta leitosa que produz toxinas, para as quais o inseto é imune. Essas toxinas permanecem no corpo do animal até a vida adulta, tornando-a impalatável.

Além dos mecanismos de caça, existem os mecanismos de defesa contra os predadores, e estes também são muito variados.
Um animal pode usar a técnica de mimetismo, imitando um animal venenoso ou impalatável e assim o predador vai pensar duas vezes antes de pegá-lo. Outros animais usam a tática de camuflagem, onde são parecidos com o ambiente em que vivem e assim dificultando sua captura.
Alguns animais venenosos avisam seus predadores com cores extravagantes advertindo-os sobre seu veneno.
Outros animais podem fingir-se de morto, e exalar um cheiro forte e desta forma consegue escapar do predador
Enfim, são inúmeras as táticas de ataque e de defesa que os animais utilizam para se alimentar (ou para escapar do predador).
Comments