O que é Comportamento Animal?
- Danielle Pires Machado
- 2 de out. de 2015
- 3 min de leitura

Com certeza, uma das coisas que mais nos despertam interesse é o estudo do Comportamento. Quem nunca assistiu a um documentário sobre a vida dos animais num domingo a noite? Sem dúvida, o Comportamento Animal tem grande espaço na curiosidade do ser humano.
Mas afinal, o que é Comportamento Animal?

Nós chamamos de comportamento tudo aquilo que o animal é capaz de fazer. Por exemplo, quando um animal se alimenta, quando um animal caça ou quando foge, quando um animal está voando, pairando, cortejando, exalando cheiros ou lançando substâncias… Tudo isso é comportamento!
Mas que para essa definição de comportamento fique mais completa, temos que lembrar que os animais podem ter comportamentos em que eles deixam de fazer atividades. Ao nosso olhar, parece que não estão fazendo nada. Por exemplo, dormir, hibernar, congelar-se, fingir-se de morto. Mesmo quando parece que um animal não está fazendo nada, este “não fazer nada”, também representa um tipo de comportamento e tem sua função. Nós podemos não ver movimento nenhum, mas o corpo do animal, como um todo, está trabalhando para que estes atos cumpram seu objetivo, que pode ser economizar energia como no caso do urso que hiberna ou do gambá que se finge de morto para fugir de predadores.
Portanto, podemos entender que comportamento é um conjunto de atos que o animal realiza ou “deixa de realizar”.
E porque é importante estudar o comportamento? Por que ele é tão útil?

O estudo do Comportamento Animal não é só importante como um campo científico, mas também faz muitas contribuições para diversos setores. Como por exemplo no manejo de animais tanto em ambiente natural, quanto em cativeiro. Quando trabalhamos com animais que estão fora do seu ambiente natural, é muito importante saber sobre como e o que ele come, se ele caça ou não, como são rituais de acasalamento, tudo isso (e muito mais) é importante para o bem estar do animal. Também é preciso citar que todos esses estudos são de grande importância e necessários para o bem estar de animais de laboratório, animais de fazenda, na reprodução em cativeiro de animais em extinção, no cuidado apropriado para animais de companhia.
O estudo do comportamento ajuda a entender a fisiologia e a morfologia dos animais, suas relações com o meio em que vivem e suas relações com indivíduos da sua própria espécie (relações intraespecíficas) de de outras espécies (relações interespecíficas). E assim compreender a diversidade e adaptação dos animais nos mais diferentes ambientes do planeta e como todas essas relações evoluíram.
O estudo comparativo sobre o comportamento animal também é de grande importância para a compreensão da própria humanidade. Por exemplo:
Uma pesquisa realizada sobre a importância da cooperação e reconciliação em grupos sociais de chimpanzés e outros macacos forneceram novas perspectivas para a análise e o tratamento do comportamento agressivo em humanos.
O trabalho de Charles Darwin sobre as expressões da emoção em animais teve uma forte influência sobre diversos psicólogos, como Paul Ekman, que estuda o comportamento emocional humano.
Entender as diferenças de adaptabilidade entre espécies que vivem em uma variedade de habitats e aquelas que se restringem a habitats limitados pode levar à compreensão de como nós podemos melhorar a adaptabilidade humana frente às variações do nosso ambiente.
Demonstrações de de como morcegos usam o sonar para localizar objetos, tiveram influência direta no uso de técnicas com sonar em muitas aplicações, que vão desde aplicações militares até o diagnóstico fetal.
Estes são só alguns exemplos de como o estudo do Comportamento Animal pode auxiliar a humanidade de uma maneira geral, existem muitas outras pesquisas que são suporte para melhorar nossa compreensão sobre diversos assuntos que nos rodeiam.
ความคิดเห็น